Notícias

ETICS uma solução que exige qualidade
Notícias

ETICS uma solução que exige qualidade

As crescentes preocupações dedicadas à eficiência energética na Construção e ao aumento do conforto no interior dos edificios públicos e habitacionais levaram a que o ETICS fosse encarado como uma das soluções mais eficientes para isolamento térmico.

Fazer um projeto de ETICS acarreta, no entanto, algumas preocupações quanto aos materiais a utilizar. Pois a elaboração deste Sistema exige um vasto leque de materiais cuja qualidade é essencial para que o mesmo funcione e para que não existam problemas que colocam em risco a sua intregridade.

A rede de fibra de vidro é um elemento fundamental para garantir a resistência e o tempo de vida do ETICS. A sua função básica é a resistência aos componentes alcalinos da argamassa e às cargas exercidas sobre o Sistema.
No portefólio de produtos da Vimaplás encontra as redes de fibra de vidro Viplás® para ETICS, desde as mais comuns até às chamadas redes Panzer para zonas com acrescidas exigências em relação a impactos.

As redes de fibra de vidro Viplás® pensadas para o ETICS não apenas referem a conformidade com a ETAG004 como também atestam a sua qualidade com a homologação pelo LNEC. São as únicas redes homologadas em Portugal!

Como especialista em redes de fibra de vidro, a Vimaplás oferece redes adequadas a várias aplicações como ETICS, Microcimento e Impermeabilizações mas também acessórios complementares como Perfis em PVC com rede, Fixação mecânica (buchas) e até ferramentas manuais, ergonómicas e com aço de qualidade superior.




COMO RECONHECER UMA REDE DE FIBRA DE VIDRO DE QUALIDADE INSUFICIENTE?
A maiorida das redes mais económicas que encontramos no mercado são produzidas com vidro tipo C, uma qualidade inferior às redes aconselhadas para ETICS, que têm tipo E.
Um outro aspeto a ter em conta é o tratamento anti-alcalino dado aos fios de vidro. O tratamento eficaz contra os componentes alcalinos presentes na argamassa é à base de SBR (estireno-butadieno) e muitas vezes encontra-se no mercado outros tratamentos menos dispendiosos que não são eficazes e permitem que os alcalis ataquem os fios de vidro, eliminando a função de reforço que a rede de fibra de vidro faz no ETICS.
Ambas as características acima apenas se tornam visíveis após teste laboratorial, foi por isso que a Vimaplás optou por homologar as suas redes Viplás® no LNEC para a aplicação em reforços estruturais.

Fonte: “Glass Fibre Reinforcing Fabrics for Façades and Thermal Insulation Systems”, Saint-Gobain